Professor

Paulo Yukio Gomes Sumida


Formado em Biologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie em 1989, completou o mestrado em Oceanografia Biológica pelo IOUSP em 1994. Mudou para Southampton, na Inglaterra e, em 1998, obteve o PhD em Oceanografia Biológica pelo National Oceanography Centre/University of Southampton. Após o PhD, mudou-se para Honolulu no Havaí para ser pós-doutorando do Prof. Craig Smith da School of Ocean and Earth Science and Technology da University of Hawaiii. Em 2000, retornou ao Brasil para assumir o cargo de Professor Doutor no Departamento de Oceanografia Biológica do IOUSP. Em 2007, defendeu a Livre-Docência e tornou-se Professor Associado e ocupa este cargo desde então.

http://lattes.cnpq.br/6311181934718737

Corpo Técnico

Arthur Ziggiatti Güth


Arthur concluiu seu bacharelado em Ciências Biológicas pela UNICAMP e seu mestrado em Ecologia na mesma instituição. Atualmente ela é biólogo e pesquisador do IOUSP e membro da ONG Instituto Costa Brasilis para o desenvolvimento sócio-ambiental. Sua experiêcia em pesquisa inclui a Biologia Marinha e Oceanografia Biológica, especialmente a ecologia bêntica, mapeamento de hábitats marinhos, ecologia da comunidade fital, educação ambiental, taxonomia de crustáceos peracáridos e extensão universitária.

https://www.researchgate.net/profile/Arthur_Guth/.

http://lattes.cnpq.br/7545504724672224

Pesquisadores Associados

Daniel de Matos Couto


Bacharel em Oceanografia pela Universidade de São Paulo desde o fim de 2017. Está no LAMP desde o início de 2016, e já estagiou no Laboratório de Produção Primária e no Laboratório de Instrumentação Oceanográfica, ambos da USP. Fez seu Trabalho de Graduação sobre a endofauna de ossos de baleia no Oceano Atlântico Sudoeste Profundo, sendo esse trabalho associado ao Projeto BioSuOr. Atualmente está trabalhando na Caracterização Ambiental dos Corais de Águas Profundas da Bacia de Santos, da ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

https://www.researchgate.net/profile/Daniel_Couto6

http://lattes.cnpq.br/0449393399959697

Miguel Mies


Possui bacharelado (BSc) e doutorado (PhD) em oceanografia, ambos obtidos no Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IO-USP). Atualmente atua como: (i) pesquisador associado do IO-USP, credenciado como orientador e co-orientador no programa de pós-graduação em Oceanografia, e co-ministra a disciplina Ecologia de Larvas Marinhas (IOB-148); (ii) coordenador de pesquisas do Projeto Coral Vivo, responsável pela supervisão dos projetos de pesquisa de campo e laboratório; (iii) membro da World Aquaculture Society, atuando como presidente de capítulos e sessões sobre bivalves recifais; e (iv) coordenador-adjunto do GT7 (Recifes) do Grupo Governamental de Acompanhamento e Avaliação do derramamento de óleo na costa brasileira. Possui mais de 20 artigos científicos e capítulos de livros publicados, atua como revisor para mais de 20 periódicos científicos internacionais indexados e possui três prêmios de mérito científico, sendo dois deles internacionais. Atualmente é membro do corpo editorial do periódico Frontiers in Marine Science, no tema Coral Reef Research. Principais linhas de pesquisa: ecologia recifal; biologia molecular e genética de zooxantelas; desenvolvimento larval de organismos recifais; aqüicultura de organismos recifais; e mudanças climáticas em recifes de corais.

 

http://lattes.cnpq.br/2178720179557276

Thomás Nei Soto Banha


Bacharel em Oceanografia pela Universidade Federal do Pará (2016) e Mestre em Oceanografia pelo Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (2018). Possui experiência com Simbiose, Symbiodinium, Mudanças Climáticas, Branqueamento de corais, Ecologia de Macrozoobentos e Scyphozoa.

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

lattes.cnpq.br/4230855400574319

Pós Doutorandos

Camila Fernanda da Silva


Possui bacharelado e licenciatura em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2007) e Mestrado (2013) e Doutorado (2017) em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente atua como pesquisadora colaboradora no Depto. de Biologia Animal da UNICAMP e desenvolve o Pós-Doutorado no Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IO/USP). Tem experiência em Biologia e Ecologia Marinha de macrofauna bentônica. Tem se dedicado especialmente à sistemática de Annelida, com ênfase na família Capitellidae, e atualmente também está desenvolvendo um projeto sobre mapeamento de ecossistemas bênticos de mar profundo e a biologia de sua fauna associada.

http://lattes.cnpq.br/3801159381091502

Linda Waters


Eu obtive dois diplomas de bacharelado, em Zoologia e Física, em 1997 pela Universidade da Flórida, EUA. Entre a graduação e a pós-graduação, trabalhei como cientista ambiental (modelagem de fluxos atmosféricos e oceanográficos), cientista da computação (análise de redes WAN) e técnico em animais (comportamento e rastreamento de primatas). Eu obtive meu Ph.D. em Ciência Marinha no ano de 2014 sob orientação do Dr. Thomas Wolcott na North Carolina State University, EUA. Mudei-me para São Paulo, Brasil, em 2015, para fazer um pós-doutorado com o Dr. Alex Turra. Em seguida (2018), mudei-me para meu atual pós-doutorado com o Dr. Sumida para um trabalho de Caracterização ambiental de corais de águas profundas na Bacia de Santos. Sou especialista em interpretação de dados, no qual integro a coleta, processamento e análise de dados biológicos, físicos e químicos. Os projetos atuais incluem a automação de reconstruções 3D de recifes profundos, visando correlacionar com parâmetros físicos e biológicos, extração de dados de sobreposição de vídeos ROV, instalação de um observatório em alto mar e análise de correntes de fundo que atuam sobre recifes na Bacia de Santos.

http://lattes.cnpq.br/4674954936798814

Orlemir Carrerette


Possui graduação, mestrado e doutorado em Ciências Biológicas, e atualmente está desenvolvendo o Pós-Doutorado no Laboratório de Mar Profundo (LAMP) do Instituto Oceanográfico/USP, sobre Diversidade e Biogeografia de poliquetas especialistas em mar profundo. Tem experiência nas áreas de Biologia e Ecologia Marinha, com ênfase em animais bentônicos, atuando principalmente nos seguintes temas: Biologia, Ecologia, Sistemática e Biogeografia de Annelida.

https://www.researchgate.net/profile/Orlemir_Carrerette

http://lattes.cnpq.br/8299206332986335

Doutorandos

Bruno Henrique de Moraes e Souza


Formado em Ciências Biológicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2014) e mestre em Oceanografia Biológica pelo Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (2018). Entrou no LAMP em 2014 como pesquisador associado e, desde então, vem trabalhando com a diversidade, ecologia e filogenia de moluscos de ambientes quimiossintéticos, atualmente estuda esses invertebrados em ambientes de exsudações frias. Possui experiência em ecologia e biologia marinha de animais bentônicos.

http://lattes.cnpq.br/1082254041437474

Gabriel Stefanelli Silva


Biólogo com habilitação em biologia marinha pela Unesp (IBCLP) e mestrado em biologia (ecologia) pelo INPA. Atualmente, é doutorando no Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo. Foi aluno do programa de biologia marinha/zoologia da Universidade de Aberdeen, onde estudou peixes de profundidade. No mestrado, analisou escolha de habitat e respostas reprodutivas mediadas por água de igarapé em um peixe amazônico. No doutorado, busca estudar a transferência de poluentes orgânicos ao longo da teia trófica marinha de profundidade e o papel de microplásticos como vetores.

http://lattes.cnpq.br/4912669323382619

Gilberto Bergamo


Bacharel em Ciências Biológicas (2015) e mestre em Zoologia (2018), ambos pelo Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo. Atualmente fazendo doutorado com foco em história evolutiva e conectividade de poliquetas da família Siboglinidae, presentes em exsudações frias. Tem experiência em taxonomia, ecologia e reprodução de anelídeos.

http://lattes.cnpq.br/3389241586130827

Nayara Ferreira Carvalho


Bacharel em Ciências Biológicas (2012) pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), mestre em Oceanografia (2016) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e atualmente está cursando doutorado em Oceanografia no Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IO-USP). Atua principalmente nos seguintes temas: Ecologia de Ecossistemas marinhos e Conservação da Biodiversidade, com ênfase em organismos bentônicos.

http://lattes.cnpq.br/5160193984433080

Paulo Vinicius Ferraz Corrêa


Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas, Unicamp (2013) e mestrado em Biologia Animal, área de concentração Biodiversidade Animal, também pela Unicamp (2016). Atualmente, fazendo Doutorado em Oceanografia no Instituto Oceanográfico da USP com material coletado na Elevação do Rio Grande. Tem experiência na área de Zoologia e Ecologia, atuando principalmente com Mollusca e Aplacophora.

http://lattes.cnpq.br/0083845788179844

Mestrandos

Felipe Porfirio


Mestrando pelo Programa de Oceanografia Biológica da Universidade de São Paulo (USP), Felipe realizou sua graduação em Oceanografia no Instituto Oceanográfico da USP. Durante sua graduação foi estagiário do Laboratório de Dinâmica Bêntica - IOUSP, onde desenvolve seus projetos de pesquisa até hoje, sob orientação do Prof. Dr. Paulo Sumida. Em sua primeira iniciação científica estudou a biogeoquímica de sedimentos costeiros da região de Ubatuba, tendo trabalhado ao longo dos anos na organização e realização de diversas coletas de campo, cruzeiros oceanográficos, triagem e identificação de organismos em sedimento marinho e, mais recentemente, com o monitoramento de sistemas bênticos através de análise de imagens digitais. Em sua monografia, utilizou dados do observatório subaquático cabeado NEPTUNE, no Canadá, para estudar os efeitos de uma massa de água quente anômala sobre comunidades bênticas daquela região. Atualmente presta serviços em um projeto de caracterização de ambientes de corais de mar profundo nas bacias de Campos e Santos, processando e analisando dados ambientais e imagens obtidas por ROVs. Em seu mestrado, utiliza modelos numérico de circulação oceânica, acoplados a modelos lagrangeanos de transporte de partículas, para estudar a conectividade e a distribuição de Corais de Águas Profundas, também nas Bacias de Campos e Santos.

http://lattes.cnpq.br/7513068056310571

Iniciação Científica

Andre Calonni Souza


Graduando em oceanografia pela Universidade de São Paulo (USP), realizou iniciação científica participando de um projeto no Laboratório de Bioluminescência Marinha e agora faz o mesmo no LAMP. Trabalha no projeto Bioil com a caracterização da macrofauna associada a ambientes de Cold Seeps na região da Bacia de Santos.

Daniela Soto Rapp


Graduanda em Ciências Biológicas na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Realiza sua iniciação cientifica como bolsista pela CNPq, caracterizando a macrofauna bêntica associada a ossos de baleia submergidos no atlântico sudoeste profundo, pertencentes ao projeto BioSuOr. 

Fabiana Luques Fonseca


Possui bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Durante a graduação realizou duas iniciações científicas, trabalhando com reintrodução de espécies de ictiofauna, ecologia de paisagem e sensoriamento remoto. Entrou no LAMP em setembro de 2019 para cumprir estágio obrigatório, e atualmente continua seus trabalhos com poliquetas da família Polynoidae.

http://lattes.cnpq.br/8751032227427615

Guilherme Siqueira Toledo de Carvalho


Formado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela USP e aluno do Bacharelado
no mesmo instituto. Atualmente, está realizando sua iniciação científica
em ecologia e diversidade de Xylophagaidae (Bivalvia) de madeiras submersas no Atlântico Sudoeste.
Já trabalhou com anatomia do sistema reprodutivo em Decapodiformes (Cephalopoda) e sistemática de
Acestrorhynchus (Characiformes).

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Julia Metzker


Graduanda em oceanografia pela Universade de São Paulo (USP) e atualmente estagiária no laboratório, Julia está realizando sua primeira iniciação científica. Trabalha no projeto Bioil com a macrofauna associada a corais de mar profundo em ambientes de exsudações frias (cold seeps) na região da Bacia de Santos.

Marcos Vinicius Carvalho Clemente


Graduando em Oceanografia pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente realiza o trabalho de iniciação cientifica com a caracterização da macrofauna bêntica dos campos de pockmarks da região da Bacia de Santos, no litoral sudeste de São Paulo, associada ao Projeto BIOIL.

http://lattes.cnpq.br/0533519218687338