O equipamento multiusuário (EMU) Estereomicroscopio Leica M205C concedido pela FAPESP está instalado no Laboratório de Ecologia e Evolução de Mar Profundo (Sala 139) do Instituto Oceanográfico da USP é um equipamento ótico com resolução de 0.952µm e sistema zoom manual codificado 20.5:1.Tecnologia Leica Fusion Optics com resolução máxima de 1050 Lp/mm e maior profundidade de foco e com equipamentos de vídeo/fotografia e computador dedicado e software específico para controle do equipamento e tratamento de imagens.

Este equipamento permite a visualização de amostras e organismos de pequeno tamanho com alta resolução (zoom 7.8x-160x; objetivas de 0.63x-5x) e alta qualidade (Tecnologia Leica Fusion Optics com resolução máxima de 1050 Lp/mm), devido ao conjunto ótico de precisão, várias opções de tipos e modos de iluminação e a possibilidade de captura de imagens e/ou vídeos através de uma câmera digital acoplada a um computador exclusivo e dedicado, equipado com software para aquisição e tratamento de imagens.

A responsável pela instalação foi a empresa fornecedora do equipamento.

Os técnicos responsáveis são o MSc. Arthur Ziggiatti Güth e a Dra. Sandra Bromberg.

O comitê gestor é constituído pelos professores Dr. Tito Lotufo e Dr. Alexander Turra.

Para treinamento dos usuários são oferecidos apoio e treinamento de acordo com a demanda do usuário.

Sendo este um equipamento multiusuário, estabelecemos as seguintes normas de uso, para usuários internos e externos ao IOUSP:

NORMAS PARA UTILIZAÇÃO DO EQUIPAMENTO MULTIUSUÁRIO

1. O Instituto Oceanográfico possui corpo técnico com formação e capacitação técnica adequada para o manuseio e utilização Estereomicroscopio Leica M205C.
  2. Os técnicos responsáveis serão treinados para operação do Estereomicroscopio Leica M205C pelos técnicos do fabricante/revendedor do equipamento. O equipamento será operado pelos técnicos responsáveis e os usuários interessados, pro sua vez, serão treinados e estarão sob a responsabilidade destes técnicos, de modo a garantir a integridade e uso correto do equipamento.
  3. Informações gerais sobre uso e agendamento do EMU Estereomicroscopio Leica M205C estarão disponíveis na página do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IOUSP) na web (http://www.io.usp.br/index.php/emu/apresentacao)
  4. Os pedidos para utilização do equipamento devem solicitar o agendamento do equipamento para o responsável técnico, via e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), com uma antecedência mínima de 15 dias úteis em relação à data pretendida.
  5. O solicitante deverá ser o responsável pela pesquisa, podendo indicar no formulário a pessoa que irá interagir com os técnicos e o equipamento para a realização da análise desejada. A responsabilidade pela utilização do equipamento será do requerente.
  6. Uma cópia resumida do projeto de pesquisa e o objetivo do uso do Estereomicroscopio Leica M205C poderá ser demandado ao requerente, bem como a aprovação de uso estar sujeita à analise dos Comitês.
  7. Os pesquisadores e técnicos responsáveis pelo Estereomicroscopio Leica M205C não têm responsabilidades pelos dados obtidos pelos usuários, nem pela sua guarda ou análise. Em casos em que caso não exista colaboração prévia entre os responsáveis pelo equipamento e o usuário, estes primeiros não deverão participar de publicações dos usuários onde sejam reportados resultados com o uso dos equipamentos, contudo os usuários são obrigados mencionar o apoio da FAPESP através do projeto "EMU FAPESP 2017/04098-6" em todos os trabalhos de divulgação e enviar ao coordenador uma cópia do trabalho publicado.
  8. Os horários para uso do equipamento e interação com os técnicos serão os horários comerciais, ou seja, das 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00 horas.
  9. Durante a vigência do Projeto Equipamento Multiusuário (EMU), nos períodos em que houver excesso de demanda, a prioridade para utilização do Estereomicroscopio Leica M205C para os projetos de pesquisa que compõem o EMU.
  10. O valor de eventuais serviços prestados e custos operacionais do Estereomicroscopio Leica M205C será calculado com base nos custos dos materiais e dos custos de operação do equipamento, Estes recursos serão utilizados para a compra de material de consumo e manutenção do equipamento. Portanto, usuários deverão possuir, de antemão, fontes de recursos financeiros para utilizar o equipamento. Os responsáveis informarão ao usuário a incidência de algum custo quando no agendamento do equipamento.
  11. Durante o período mínimo de 7 anos a manutenção do equipamento será de responsabilidade do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IOUSP). No período posterior a este, será de responsabilidade dos usuários através de rateio dos custos relativo ao conserto e manutenção. Para isso taxas serão cobradas para a utilização do equipamento, sendo relacionadas ao número de horas utilizadas pelo pesquisador.
  12. O usuário deverá providenciar o preparo das amostras, material específico para manipulação e o descarte de eventuais resíduos gerados
  13. Essas Normas se aplicam a todas as pessoas (docentes, funcionários, alunos de graduação, pós graduação, bolsistas de iniciação científica e pesquisadores) que utilizem os equipamentos e necessitem de acesso ou permanência autorizada nas dependências em que os mesmos estarão instalados.
  14. Apesar dos equipamentos serem operados por técnicos especializados, os usuários, para adentrar nas dependências do IOUSP, deverão ter conhecimento e obedecer as Normas de Segurança em laboratórios.
  15. É de responsabilidade da Comissão de Usuários e de todo o pessoal alocado ao Estereomicroscopio Leica M205C, fazer cumprir estas Normas.
  16. O uso do Estereomicroscopio Leica M205C será divulgado na página web do IOUSP para conhecimento do público (http://www.io.usp.br/index.php/emu/apresentacao).